Desafio do Litoral em João Pessoa-PB

Aconteceu no dia 28 de dezembro de 2013, em João Pessoa-PB, um evento não competitivo chamado “Desafio do Litoral”, que contou com cinco provas – duas de Stand Up Paddle (12,4km e 24km), Mountain Bike (24km) e Beach Walking (8,5km e 13km).

Entre os destaques o desafio solo do remador Clayton Rodrigues, que remou por toda a extensão da orla da capital da Paraíba. Foram 24km percorrendo nove belas praias.

A largada foi na paradisíaca Barra de Gramame, onde deságua o Rio Gramame. Praia totalmente deserta que faz a divisa entre João Pessoa e o município do Conde. Já a chegada aconteceu na praia do Bessa, exatamente no ponto chamado de “Maceió de Intermares” ou “Restinga de Intermares”, na divisa com o município de Cabedelo.

O Prof. Laércio Clayton, é natural de João Pessoa, mas mora em Fortaleza-Ceará desde 1998, ele teve dois grandes obstáculos para a realização da travessia, o primeiro foi o tamanho da prancha, ele usou, uma 10’8”, pois não conseguiu usar a prancha que havia selecionado para o desafio. “Infelizmente a transportadora teve problemas no caminho e a Race 12’6” que eu iria usar na travessia não chegou à tempo”, lamentou Clayton.

Já o segundo obstáculo criado pela presença de fortes ventos que sopraram no sentido lateral, deixando o trajeto bem desfavorável no dia da prova, mesmo assim, ele concluiu e cravou 4h04min, um bom tempo levando em conta essas duas adversidades.

Os outros nove remadores partiram do mesmo local, mas para realizar um percurso de 10km com chegada no “TOD SUP Point”, localizado no início da enseada da praia do Cabo Branco.

A turma do Mountain Bike largou do mesmo ponto dos supistas, na Barra de Gramame e os participantes do Beach Walking largaram em frente a praça de Iemanjá na praia do Cabo Branco e no Tamandaré na praia de Tambaú, mas ambos tiveram o mesmo local de chegada, no Maceió de Intermares.

O evento contou com o apoio imprescindível da Capitania dos Portos da Paraíba e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e foi promovido pela Assessoria Esportiva CLUBE ÁGUAS ABERTAS que contou com a participação da TOD BOARD WEAR e grupo TOPA TRILHA na organização das provas, e teve o apoio do restaurante e creperia NATURALMENTE JERI, TRANSCENDER CAMISAS, DE BEM COM A VIDA – Nutrição Esportiva e Produtos Naturais, lanchonete PRAIEIRO e Federação de Triathlon da Paraíba (FETRIP) e apoio de divulgação da TV Máster, Sup Club Brasil, Blog Manobra Radical e Paddle Surf.