<< Stand Up Paddle – SUP

História no Ceará

2007: – Mathias Pinheiro um windsurfista competidor trouxe o primeiro SUP para Fortaleza. Ele remou pela praia do Mucuripe e também praticava SUP Wave nas ondas da praia dos Diários, Náutico e no pico Jaqueline. Logo depois, aparecem mais três amigos praticando SUP em Fortaleza, Flávio Ramalho “o Flavinho”, Adhemar Ribeiro “ o Índio” e Marcelo Porto. Mas, podemos afirmar que foi Flávio Ramalho quem impulsionou e apresentou esse esporte ao Ceará, ele começou a convidar amigos aos fins de semana para remar com suas pranchas, fazendo o chamado “batismo” e também começou comercializar pranchas e remos, pois foi o primeiro representante de duas marcas famosas do cenário mundial, dessa forma foi disseminado o SUP por toda a cidade.

2011:
– Nasce a Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUP-CE), tendo como membros:
Presidente: Flávio Ramalho; Vice-Presidente Alexander Araújo; Diretor Técnico: Walter Cortez; Diretor de Marketing: Roberta Ramalho: Diretor Financeiro: Flávio Carvalho; Diretor Jurídico: João Guilherme; Secretária: Isabella Bonfim. Conselheiros: Eduardo Amaral; Adriano Mello; Franco Magalhães; Laércio Clayton e Edmar Fernandes.
– Acontece o I Circuito Cearense de SUP Race, com três etapas, a primeira na Lagoa do Banana, a segunda na praia do Mucuripe e a terceira no Rio Pacoti.
– O Educador Físico Walter Cortez é o pioneiro no Ceará em ministrar aulas de SUP e cria o SUP Fitness.
– Em seguida outro Educador Físico, Laércio Clayton Rodrigues “o Clayton”, também começa a ministrar aulas de SUP nas praias da cidade.
– Prof. Walter Cortez apresenta o SUP no curso superior de Educação Física da UNIFOR, uma instituição de ensino particular de Fortaleza.
– Prof. Clayton Rodrigues ministra aulas de SUP Indoor numa piscina coberta e com água aquecida no Colégio Antares Fundamental, uma escola da rede particular de ensino, sendo o pioneiro no Brasil nessa atividade, levando o ensino do SUP de forma sistemática na grade curricular deste colégio.
– Aconteceu a primeira etapa de um circuito brasileiro de SUP Race na nossa cidade, a prova foi chamada de Desafio Kaluanã 12km e contou com os melhores supistas do Brasil e do Ceará.
– Dois supistas do Ceará participam e se destacam no I Circuito Brasileiro de SUP Race, são eles: Alexander Araújo “Alex”, que sagrou-se vice-campeão brasileiro na categoria 12’6” Profissional e Laércio Clayton “Clayton”, que ficou em 9º na categoria Unlimited Profissional e em 12º na categoria SUP Surf (atual FUN Race).
– Surge a primeira assessoria esportiva especializada em Stand Up Paddle e Natação em Águas Abertas do Ceará, trata-se do Clube Águas Abertas. Voltada para o ensino e formação de atletas dessas duas modalidades, tendo como Diretores, os Professores de Educação Física Laércio Clayton Rodrigues “Clayton” e Rossman Cavalcante.

2012:
– Aconteceu o primeiro campeonato de SUP Wave no nosso estado, só que não foi promovido nem organizado por uma instituição cearense, foi uma promoção da Associação Nordestina de Surf (ANS). O evento foi chamado de Circuito Club Social de Surf – etapa Ceará, realizado na praia do Futuro. O evento contou com “feras” de todo Brasil. O Ceará foi representado por Cardoso Júnior; Alexander Araújo; Keven Lenox (cearense que mora na praia do Icaraí-Aquiraz) e Sergio Perera (um espanhou que mora na praia da Tabuba-Aquiraz), Flávio Ramalho e o Prof. Walter Cortez atuaram com esclarecimentos técnicos e na orientação da Comissão Técnica quanto aos critérios de julgamento das notas das ondas dos competidores.
– Dias 28 e 29 de julho, foi realizado a 1ª Etapa do INTERSURF: Circuito Caucaia de Surf 2012 – Taça Ester Góis, na praia do Icaraí em Caucáia, evento promovido e organizado por uma instituição cearense, Associação de Surf de Caucáia, onde introduziu uma nova categoria no evento, no caso a SUP Wave, dessa forma, entrou para a história como o primeiro campeonato de SUP Wave promovido e organizado pelos cearenses. O evento tevo apoio da ASUP-Ce (associação de Stand Up Paddle do Ceará), com a participação do seu Diretor Técnico, Prof. Walter Cortez, que atuaou como manager da Comissão Técnica quanto aos critérios de julgamento das notas das ondas, é como competidores , o seu Presidente Flávio Ramalho “o Flavinho”, e dos Conselheiros Laércio Clayton Rodrigues, Eduardo Amaral e Edmar Fernandes. O campeão foi Geraldo Lemos “o Geraldinho”, em segundo ficou Flávio Nunes (atleta local do Icaraí), terceiro Flávio Ramalho e em quarto Guilherme (atleta local do Icaraí).