<< Natação em Águas Abertas

História no Ceará

Década de 50: Assim como o início da natação no mundo e no Brasil, a natação no Ceará começou pelas águas abertas. Aqui no Ceará, as primeiras Travessias foram realizadas no mar e em lagoas:
– Travessia Ida e Volta da Ponte Metálica ao Mucuripe 10km;
– Travessia da Lagoa de Messejana;
– Travessia da Baía 10km (da Ponte Metálica ao Iate Clube, voltando até à praia do Ideal).
– Mais sem dúvida a prova mais famosa e comentada até hoje pelos nadadores é a chamada “Prova Heróica”, com um percurso de quase seis mil metros, entre a praia do Mucuripe e a de Iracema.
– Também se praticava natação por lazer na lagoa da Parangaba.

Nadadores pioneiros no Ceará: José Maria André (“Zé Maria” um estivador moreno alto e forte, que ganhava provas de corridas e natação), os irmãos Nelson Lancaster Tavares e Alex Tavares, Vandeberg Colares, os irmãos João Gentil Jr. e Luiz Gentil, José Vítor Tavares (mais conhecido como “bolinha”, e também era um estivador) e o Getúlio Cordeiro “Gegê” (nadador com uma perna paraplégica, que depois foi técnico do Círculo Militar e também atuou como professor de hidroginástica no Círculo), Balalaika, Maninho Brígido entre outros.

Década de 60: – Tobias Muzik (Toivi Masih) ou simplesmente “Seu Tobias” nadava na praia do Meireles, juntamente com seu amigo Wilson Achilles entre outros companheiros, sempre com um chapéu largo de palha na cabeça, que protegia seus olhos e sua pele muito branca do sol inclemente de nossa terra. Amarrado à cintura, Seu Tobias puxava um toro de pau de piúba que era a madeira então usada para construção das jangadas. Artesanalmente essa madeira era lapidada mais ou menos com o formato que têm hoje as pranchas de surf e pintada na cor branca para evitar a infiltração da água do Mar. No sertão chamava-se “cavalete” o toro de madeira usado para atravessar rios ou lagoas. Daí o nome “Ordem do Cavalete”.

É sabido que o Sr. Tobias nasceu em Orek, cidade da antiga Bessarábia, na Rumânia em data de 30 de novembro de 1900. Chegou à nossa Cidade por volta de 1928, certamente fugindo das complicações étnicas daquele rincão da Europa, no período entre as duas grandes guerras mundiais. Aqui trabalhou como representante comercial e como cidadão afeito aos esportes, fundou o “Coluna da Morte Esporte Clube” que depois mudou sua denominação para “Olímpico Atlético Clube”. Também foi ele um dos organizadores da 1ª. Corrida de São Silvestre, em Fortaleza. Sabe-se que foi entusiasta e algumas vezes campeão das lutas livre, luta romana, jiu-jitsu e catch-a-catch-can, o que nos leva a crer ter sido êle também um convicto desportista.

Nos fins de semana costumava freqüentar a praia do Meireles, tendo o Clube Náutico Atlético Cearense como seu ponto de apoio. Daí tornou-se grande amigo de “Seu Moreno”, servidor do Náutico por toda uma vida, figura modesta e querida de todos os associados que o conheceram e a ele confiavam seus pertences enquanto desfrutavam da praia no banho de Mar. Antes de Tobias falecer em 1965, em conseqüência de doença renal, fez dois pedidos que lhe foram atendidos: ser enterrado envolto em um alvíssimo lençol de linho branco e que Seu Moreno ao falecer fosse lhe fazer companhia em sua última morada, no que foi atendido pela família do Amigo. E os dois descansam em paz!

Assim a “Ordem do Cavalete” precedeu o grupo de nadadores “MMM – Meninos e Meninas do Mar” que nele reuniu os remanescentes da “Ordem” e que até hoje desfrutam as delícias das águas mornas do mar de nossas praias. Os membros desse grupo se reuniem diariamente numa barraca de praia, que fica confrontando com a piscina do Náutico Atlético Cearence, localizado na bairro do Meireles na Av. Beira Mar. De 5h30min e até as 8h tem sempre nadadores entrando e saíndo do Mar, tanto em grupos como em duplas.

O grupo não realiza competições, apenas percursos festivos, são uns verdadeiros homens aquáticos.
– Travessia da Lagoa do Papicu (que na época se estendia desde o leito atual até depois da Av. Santos Dumont), foi através de uma vitória nessa Travessia que Aroldo Amora Sena (nadador simples e humilde que treinava apenas na praia do Mucuripe onde ali residia), conseguiu ingressar no Náutico Atlético Cearense, pois naquela época, só podiam participar da equipe de natação do Náutico quem fosse sócio do clube. Após seu ingresso, o Náutico passou a aceitar outros nadadores mesmo não sendo sócio do clube para compor sua equipe.

1966: – O nadador cearense Cláudio Bastos sagra -se campeão da I Travessia da Baía do Guajará no dia 1 de maio do referido ano, em Belém-PA.

1968: – A nadadora Eliane Bastos sagra-se campeã da III Travessia da Baía do Guajará, no dia 1 de maio do referido ano, em Belém-PA.

Nadadores pioneiros na década de 60: os irmãos Ohata: Nikita e Nório (depois atuou como técnico de natação no Náutico), os irmãos: Aroldo Amora Sena, e Antônio Amora Sena; Flávio; Elmar; Denízio; J. André; Luis; Aldemir; Mourão Tavares; João; Bate Aza; Pádua; Marcus Servius Moita (conhecido como Marcus “bolinha”) entre outros. No feminino Marilia Pombo; Aline Amora Sena (irmã de Aroldo e Antônio Amora); Carmem Silvia; Vera Machado e Hedla Lopes entre outras.

Década de 70 e 80: Quase não são realizadas provas de Travessias em nossa cidade.

2000: – Após um período de quase uma década sem a realização de provas em águas abertas no Ceará, nasce o I Desafio de Natação do Colégio Militar de Fortaleza, prova idealizada pelo 1º Ten Clayton (Prof. Laércio Clayton Rodrigues, que na ocasião estava na ativa no Exército Brasileiro), a prova teve duas distâncias: 600m e 1.500m e foi realizada na praia do Náutico, essa travessia passou a ser realizada todos os anos e foi a alavanca para essa modalidade na nossa cidade.
– Em março, o nadador cearense Augusto Wagner de Castro Palhano, entra para a história sendo o primeiro cearense a competir numa etapa de um campeonato brasileiro, foi no V Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas da CBDA – Travessia Pontal do Tapes 8km, em Porto Alegre-RS (localizado no norte da Lagoa dos Patos), e fica na 15º colocação geral e fica em 2º lugar na categoria Master C, com o tempo de 1h54min.
– No dia 30 de setembro, o mesmo nadador acima, Augusto Palhano, faz história novamente e é o primeiro cearense a nadar uma travessia de 25km, foi a IX Etapa do V Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas – Travessia de Itaipu 25km, em Niterói-RJ, concluindo a prova em 7h45min, ficando em 8º lugar geral e em 2º na categoria Master C.

2002: – A ACEMN (Associação Cearense Máster de Natação) promove a I Travessia Marítima (aproximadamente 4,5 km) com percurso da praia Mansa ao Marina Park Hotel. Atualmente essa travessia têm sua largada da praia de Iracema e em 2008 passa-se a ser chamada travessia Armando Élio Francheschini, em homenagem a esse nadador vice-campeão mundial na sua categoria em provas de Águas Abertas que faleceu na piscina do CEFET-CE, tendo um ataque cardíaco fulminante durante uma prova numa etapa do circuito de natação da ACEMN.
– O maratonista Augusto Palhano, compete na VII Travessia Camboinhas/Itaipú 3km em Niterói-RJ e conclui a prova em 44min (tempo não oficial, registardo pelo própio atleta)

2004: – A FCDA (Federação Cearense de Desportos Aquáticos) tendo na Presidência o Sr. Geraldo Iunes, acrescenta na sua Diretoria a função de Diretor de Maratonas Aquáticas, e convida o Educador Físico Laércio Clayton, que na ocasião estava na ativa como 1º Ten Clayton do Colégio Militar de Fortaleza, para exercer tal função.
– A CBDA e Federações do N-NE idealizam a I Travessia Dr. Luiz Frazão – 5 km, que será disputada dentro do tradicional Troféu Norte Nordeste de Natação Dr. Milton Medeiros (que em 2007 teve sua XX edição). Tal travessia inédita, foi organizada pela FCDA e realizada em Fortaleza, na praia do Náutico.

2005: – Acontece o primeiro Curso de Arbitragem de Maratonas Aquáticas no Ceará, promovido pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e FCDA, ministrado pelo baiano Professor de EF e técnico de natação Sérgio Silva “Sergão”.
– A FCDA promove pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas – Travesia Cidade de Fortaleza 5km, evento realizado em Fortaleza na praia do Náutico. Vencedores no masculino: 1º lugar Guilherme Bier, 2º Carlos Pavão e em 3º Allan do Carmo. Melhores cearenses: 7º lugar Felipe Freitas (BNB), 9º Wesley Matos (A. Hedla Lopes) e 11º Vladimir Ribeiro (Ideal Clube), Lucas Novaro (A. Hedla Lopes), 14º Thiago Mohana (A. Hedla Lopes), 17º Abílio Cruz (BNB), 18º Thiago Leite (BNB) e em 19º Augusto Palhano (NAC).Vencedores no feminino: 1º lugar Maria da Penha “Pepenha”, 2º Pámela Engel e em 3º Natalia Iakovleva. As Melhores cearenses: 9º lugar Wedla Matos (A. Hedla Lopes), 10º Tatiana Viana (BNB) e 11º Márcia Braga (BNB).
– Pela primeira vez tivemos representantes cearenses nessa modalidade competindo fora do Brasil, foi na 6ª edição do World Masters Games (Jogos Mundiais Masteres), disputado em Edmonton, Canadá, nesse evento são disputados várias modalidades esportivas nos mesmos moldes de uma Olimpíada, somente com a diferença da divisão por faixa etária a partir dos 25 anos. Nossos representantes foram Antônio Carlos Aragão “o Kal” que ficou 2º lugar na categoria 30-34 anos e 9º na colocação geral com o tempo de 29:00 na travessia de 2km, e André Lucena que competiu na travessia de 1km, ficando em 2º lugar na categoria 40-44 anos.

2006: – Foi realizado pela última vez na sua 6ª edição o Desafio de Natação do Colégio Militar de Fortaleza. O evento deixou de existir devido ao afastamento do 1º Ten Clayton daquela instituição de ensino militar.
– Pelo segundo ano consecutivo a FCDA promove uma etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas na distância de 5 km, prova realizada em Fortaleza na praia do Náutico. Vencedores no masculino:
1º lugar Luiz Lima, 2º Allan do Carmo e em 3º Victor Simões. Melhores cearenses: 5º lugar Wesley Matos (A. Hedla lopes), 6º Vladimir Ribeiro (Ideal Clube) e em 7º Lucas Novaro (BNB).Vencedores no feminino: 1º lugar Poliana Okimoto, 2º Maria da Penha “Pepenha” e em 3º Pámela Engel. As melhores cearenses: 7º lugar Wedla Matos (A. Hedla Lopres), 9º Hedla Lopes (A. Hedla Lopes) e em 10º Mayara Iunes (AABB).
– Wesley Matos venceu algumas etapas do campeonato capixaba de maratonas aquáticas.

2007: – Wesley Matos foi vice-campeão geral e 1º lugar da sua categoria na etapa do campeonato brasileiro de 5km realizado em Vitória-ES.
– Wesley Matos vence a Maratona Nacional Cidade de Vitória 10km e também outras etapas do campeonato capixaba de maratonas aquáticas.

2008: – Surge o I Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas (*), elaborado pelo Diretor de Maratonas Aquáticas da FCDA, Prof. Clayton Rodrigues, que têm agora na sua presidência a Professora Ione Borges. O circuito teve 03 provas (II Travessia Iracema 3km; IV Pera Náutica João Gentil 1.5km; I Travessia Netuno 3km) ao longo do ano com contagem de pontos e formação de um ranking geral masculino e feminino, um ranking por categoria de ambos os sexos e um ranking de clubes participantes. Abaixo, os campeões do primeiro circuito cearense:

Masculino
Campeão Geral Nilo Filalho Capibaripe Neto (Círculo Militar) “57 pontos”;
Vice-Campeão Geral Vladimir Ribeiro (Ideal Clube) “50 pontos” , foi vice-campeão pois não competiu uma das 03 etapas do circuito, dessa forma não conseguiu a bonificação extra para os atletas que participaram de todas as travessias, consequentemente perdeu o título de campeão geral;
Terceiro Lugar Geral Thiago Mohana de Carvalho (Academia Hedla Lopes) “36 pontos”, conseguiu a terceira colocação geral pelos critérios de desempate, pois ficou empatado com mais dois nadadores;

Feminino
Campeã Geral Maria Raquel Lacerda (Academia Hedla Lopes) “75 pontos”, ganhou todas as etapas do circuito;
Vica Campeã Geral Patrícia Carvalho M. Aguiar (Academia Hedla Lopes) “61 pontos”;
Terceira Colocada Geral Mariana Lima Monteriro (Academia Hedla Lopes) “41 pontos”.
– Wesley Matos venceu algumas etapas do campeonato capixaba de maratonas aquáticas e inclusive uma travessia noturna.

2009: – Pela primeira vez um árbitro cearense atua numa etapa do campeonato brasileiro fora do estado do Ceará, foi o prof. Laércio Clayton Rodrigues, durante a 4ª Etapa do XIV Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 10km da CBDA, e também na 5ª etapa que teve a distância de 5km, na famosa Travessia de Inema, em Salvador-BA.
– Nesta Travessia de Inema 10km, tivemos a volta de um cearense numa etapa do brasileiro fora do estado do Ceará, foi o Lucas Parente de Mesquita (NAC) que terminou a prova com 2:24:35, ficando na 4ª colocação na sua categoria. Detalhe que após um dia, ele também iniciou a prova dos 5km, mas abandonou com fortes dores no seu ombro.
– Wesley Matos vence a Maratona Nacional Cidade de Vitória 10km e também outras etapas do campeonato capixaba de maratonas aquáticas e inclusive uma travessia noturna.

2010: – Em Maio, o prof. Henrique Borges “o Kiko” de Salvador-BA, ministra a primeira Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquaticas da CBDA em Fortaleza.
– Wesley Matos venceu algumas etapas do campeonato capixaba de maratonas aquáticas.

2011: – Surge a primeira assessoria esportiva especializada em Natação em Águas Abertas e Stand Up Paddle do Ceará e do Brasil, trata-se do Clube Águas Abertas. Tendo como Diretores, os professores de Educação Física Laércio Clayton Rodrigues “Clayton” e Rossman Cavalcante.

(*) Resultado Geral das 03 etapas do I Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas em 2008:

1ª etapa: II Travessia Iracema 3km – Praia do Náutico “circuito triangular”

Masculino
Campeão Geral VLADIMIR RIBEIRO (Ideal Clube)
Vice Campeão Geral NILO FIALHO CAPIBARIBE (Círculo Militar)
Terceiro Colocado Geral THIAGO MOHANA (Academia Hedla Lopes)

Feminino
Campeã Geral MARIA RAQUEL LACERDA (Academia Hedla Lopes)
Vice Campeã Geral PATRICIA CARVALHO M. AGUIAR (Academia Hedla Lopes)
Terceira Colocada Geral MARIANA LIMA MONTENEGRO (Academia Hedla Lopes)

2ª etapa: IV Pera Náutica João Gentil 1.5km – Praia do Náutico “circuito triangular”

Masculino
Campeão Geral FRANCISCO NATANAEL (Náutico)
Vice Campeão Geral LUCAS NOVARRO (Náutico)
Terceiro Colocado Geral GABRIEL PINHEIRO (Náutico)

Feminino
Campeã Geral MARIA RAQUEL LACERDA (Academia Hedla Lopes)
Vice Campeã Geral MARINA DOS SANTOS (Náutico)
Terceira Colocada Geral PATRICIA CARVALHO M. AGUIAR (Academia Hedla Lopes)

3ª etapa: I Travessia Netuno 3km – Praia do Náutico “circuito triangular”

Masculino
Campeão Geral VLADIMIR RIBEIRO (Ideal Clube)
Vice Campeão Geral NILO FIALHO CAPIBARIBE (Círculo Militar)
Terceiro Lugar Geral THIAGO LEITE (S. C. Corinthians Paulista)

Feminino
Campeã Geral MARIA RAQUEL LACERDA (Academia Hedla Lopes)
Vice Campeã Geral PATRICIA CARVALHO M. AGUIAR (Academia Hedla Lopes)
Terceira Colocada Geral JOYCE BRANDÃO (FIC)

Clubes e Equipes Campeões do I Circuito de Maratonas Aquáticas do Ceará:
1º Lugar Academia Hedla Lopes 666 pontos
2º Lugar Ideal Clube de Fortaleza 435 pontos
3º Lugar Náutico Atlético Cearense 433 pontos
4º Lugar Círculo Militar de Fortaleza 292 pontos
5º Lugar Atitude Atletas 152 pontos
6º Lugar CRESSE 126 pontos
7º Lugar Assessoria Esportiva Zona Alvo 113 pontos
8º Lugar FIC 67 pontos
9º Lugar CEFET-CE 57 pontos
10º Lugar ASPOFECE 51 pontos
11º Lugar Sport Clube Corinthians Paulista 46 pontos
12º Lugar Faculdade Católica do Ceará – MARISTA 44 pontos
13º Lugar PqRMnt/10 – Exército Brasileiro 26 pontos
14º Lugar Walmir Cabeleleiro 25 pontos
15º Lugar UNIFOR 21 pontos
16º Lugar Clube dos Diários 21 pontos
17º Lugar BNB-CE Clube 17 pontos
18º Lugar FETRIECE 17 pontos
19º Lugar SESI-CE 17 pontos


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/clubeaguasabertas/www/wp-includes/functions.php on line 3729

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/clubeaguasabertas/www/wp-includes/functions.php on line 3729