<< Stand Up Paddle – SUP

Modalidades Competitivas

Race
A modalidade Race tem como objetivo creditar como vencedor o atleta com o maior potencial de rendimento da prancha com o remo, capaz de realizar o percurso estabelecido para prova em menor tempo, ultrapassando assim a linha de chegada a frente dos demais. A classificação geral é estabelecida por ordem de chegada. O Race é a modalidade mais difundida no mundo, principalmente na europa, EUA e Austrália. Estima-se que 70% dos praticantes de SUP estão nessa modalidade. No Havaí o “Molokaito Oahu Paddleboard Race” é a competiçaõ mais tradicional do SUP. A competição consiste da travessia de 32 milhas (57km) entre as ilhas de Molokai e Oahu através de um canal chamado “Kanuai Channel”, sendo o mais perigoso da região.
Veja aqui: www.youtube.com/watch?v=PoAxopzly4o

Wave
A modalidade Stand Up Paddle wave objetiva fundir as habilidades e possibilidades de desempenho do surf clássico e moderno com o uso do remo. Desta forma, pretende-se que as potencialidades e características do equipamento prancha e remo sejam usadas em uma onda. Assim, somente surfar a onda sem o auxilio do remo não é o pretendido pelo Stand Up Paddle Wave.
Confira aqui: www.youtube.com/watch?v=z_BDy97IrrU&feature=player_embedded

Freestyle
A modalidade Freestyle tem como objetivo avaliar a variedade de manobras realizadas sobre a prancha de Stand Up Paddle apenas com a mobilidade do corpo e auxilio do remo.

Rafting
A modalidade Rafting tem como objetivo descer corredeiras sobre a prancha de Stand Up Paddle apenas com a mobilidade do corpo e auxilio do remo.

OBS: Sem falar que podemos praticar todos as modalidades de competição sem estar participando de um campeonato, e sim praticando as mesmas na forma free.

Fontes: Site da ABSUB e Blog Manobra Radical.