Natação em Águas Abertas
Treino ou prova de natação realizada fora das limitações de uma piscina. Em países com extenso litoral como o Brasil ocorre principalmente no mar e apresenta-se na forma de competição como travessia ou maratona aquática.

Definições nas Regras da FINA – FederationInternationale de Natation
1 Definições
1.1 Maratonas Aquáticas devem ser definidas como qualquer competição que ocorra em rios, lagos ou oceanos.
1.11 Maratonas de Longa Distância devem ser definidas como qualquer prova em competições de maratonas aquáticas de até 10 quilômetros.
1.1.2 Maratonas Aquáticas devem ser definidas como qualquer prova em competições de maratonas aquáticas com mais de 10 Km.